Tire suas dúvidas sobre como mudar dados de passagens aéreas

Alterar os dados de uma passagem área costuma ser algo necessário na vida do viajante. Nem todo mundo quer isso, mas a gente sabe que erros acontecem, planos podem mudar e imprevistos, ocorrer.

Essa mudança de dados deve ser realizada quando ocorrem alguns erros na hora de reservar a passagem ou uma inesperada perda, atraso ou cancelamento de voo.

Se você tem dúvidas sobre esse procedimento, continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

Quando é possível fazer a alteração?

Como já anunciado, é possível mudar dados de passagens aéreas apenas mediante algumas situações.

É permitido alterar o nome do passageiro quando ocorrer erro de digitação. No entanto, a mudança integral de nome não é permitida pelas companhias aéreas após a compra da passagem, por questões de segurança.

Pode-se também alterar a data e a hora de qualquer voo assim como cancelar a reserva mediante a algumas condições que explicaremos a seguir.

Qual é o prazo para mudar os dados de passagens aéreas?

Os prazos para alterar os dados vão de acordo com cada situação. Para alterar o nome do passageiro que tiver cometido erros de digitação durante o preenchimento dos dados, o pedido  deve ser realizado antes do check-in, a fim de evitar problemas na hora do embarque.

No caso de alterar a data e a hora do voo, é preciso realizar até três horas antes do embarque.

Já no caso de cancelamento, o procedimento pode ser realizado a qualquer momento, sendo previsto algumas condições em relação a valores.

Quanto custa esse procedimento?

Os valores dos procedimentos dependem do contexto em que ocorrem.

No caso da simples alteração do nome do passageiro, de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), ele deve ser realizado de forma gratuita pelas companhias aéreas.

Já para a remarcação de passagens aéreas, o procedimento pode implicar em multas ou taxa de alteração e diferença tarifária.

No caso de cancelamentos, se a solicitação ocorrer em até 24 horas após efetivar a compra da passagem, e desde que tenha sido realizada com 7 dias ou mais antes do embarque, o cancelamento é de forma gratuita e é possível solicitar o reembolso. Após as 24 horas, pode-se remarcar para outra data ou solicitar o reembolso. Porém, o serviço estará sujeito a eventuais multas e cobrança de taxas.

Cobra-se multa?

Quando mudar dados de passagens aéreas, como visto anteriormente, a multa é cobrada em algumas situações e dependendo dos prazos e regras previstas.

Ler o regulamento disponibilizado pela companhia aérea antes de efetuar a compra da passagem é fundamental para se ter conhecimento das possibilidades de multas e seus preços. Assim, evitam-se grandes dores de cabeça.

As multas e tarifas são fixas?

Cada companhia aérea tem seus valores tarifários para casos de alteração e cancelamentos. Por isso é importante ficar atento durante o momento em que for comprar a passagem aérea para evitar maiores transtornos no momento de embarque.

Se precisar, entre em contato com a companhia via internet, e, caso encontre alguma dificuldade no atendimento tradicional, fale com a ouvidoria para alterar os dados.

Se for preciso mudar dados de passagens aéreas, fique atento aos prazos para sempre fazê-lo de modo menos oneroso para você.

Agora que você já sabe como conseguir modificar os dados da passagem aérea, aproveite para ler nossas dicas sobre como acertar na escolha do hotel e ter uma ótima viagem. Boa leitura!

Coral Plaza Apart Hotel

Rua Francisco Gurgel, 9005 – Ponta Negra – Natal – RN – 59090-050

+55 (84) 3642-7400

+55 (84) 99950-9014