Visitando Natal? Conheça 5 curiosidades sobre o Rio Grande do Norte!

Se você e sua família pretendem curtir as férias em Natal, certamente também vão gostar de saber das curiosidades sobre o Rio Grande do Norte. Além das deslumbrantes paisagens, belíssimas produções artesanais, hoteis de ótima qualidade, o estado potiguar também está repleto de histórias interessantes que encantam os turistas e moradores.

Visto isso, preparamos um post que traz 5 das principais curiosidades do estado para você conhecer. Confira!

1. Significado do nome potiguar

É provável que você já tenha ouvido falar que os nascidos no estado do Rio Grande do Norte são chamados de potiguar, certo? No entanto, se não sabe o motivo desse termo, vamos lhe explicar: a origem do nome vem de uma tribo indígena tupi, que existia na região.

Potiguar significa “comedor de camarão” na língua tupi. Assim, por haver grandes quantidades de camarão na região e pelo fato de tanto os indígenas, como os atuais moradores apreciarem o famoso crustáceo, ambos receberam o mesmo nome. 

2. Natalenses foram os primeiros brasileiros a experimentar as gomas de mascar

Quando a cidade de Natal serviu de base americana na Segunda Guerra Mundial, as gomas de mascar passaram a ser vendidas com o objetivo de relaxar e diminuir o estresse dos civis e dos combatentes americanos.

Após a guerra, o sucesso se espalhou por todo o país, surgindo, então, a comercialização em massa dessa guloseima que é muito apreciada por todos os brasileiros hoje em dia.

3. O esquibunda foi inventado em Natal

O esporte teve início entre os natalenses, que devido à impossibilidade de surfar em dias de poucas ondas no mar, criaram uma alternativa para se exercitar, só que em vez da água, foram as dunas o local escolhido para se divertir.

Ao praticar essa atividade, a pessoa só precisava sentar em uma tábua de madeira e descer sobre as dunas. Vale lembrar ainda que essa modalidade, atualmente, está proibida.

4. O mar do estado é o segundo mais salgado do mundo

Uma das curiosidades sobre o Rio Grande do Norte é o fato do mar que cobre a costa potiguar ser o segundo mais salgado do mundo, perdendo apenas para o Mar Morto, no Oriente Médio.

Daí a explicação das cidades de Areia Branca, Mossoró e Macau serem as maiores produtoras salinas do Brasil e responsáveis por abastecer o mercado interno de todo o país.

5. Natal é a “capital mundial do buggy”

Não por acaso que a cidade de Natal é conhecida como a “capital mundial do buggy”. Afinal, são tantas coisas incríveis para curtir, como ver os dromedários e conhecer as dunas que, para fazer tudo isso de uma forma bem diferente, passear de buggy é a melhor escolha.

Acrescentando a isso, o turista pode escolher por fazer o percurso de um jeito divertido, optar por qual a velocidade que quer passear, se “com emoção” ou “sem emoção”.

Após ter conferido algumas das curiosidades sobre o Rio Grande do Norte, é preciso lembrar também que existem outros lugares interessantes que vale a pena visitar. Há ainda outras curiosidades para saber sobre este encantador estado nordestino.

Que tal começar fazer sua reserva na cidade de Natal? Se ainda não sabe onde ficar, não se preocupe, entre em contato conosco! Vamos ajudar você a se instalar em um dos lugares mais bonitos do estado.

Coral Plaza Apart Hotel

Rua Francisco Gurgel, 9005 – Ponta Negra – Natal – RN – 59090-050

+55 (84) 3642-7400

+55 (84) 99950-9014