Se você pensa que a capital potiguar só tem praias, dunas e águas cristalinas para descansar, precisa conhecer o outro lado da cidade que é um prato cheio para o turismo de aventura. Entre outras atividades, é possível praticar esportes aquáticos, arvorismo, tirolesa e trilhas em Natal.
Neste texto, vamos indicar lugares de paz, tranquilidade e completa conexão com a natureza. Deu para aguçar a sua curiosidade? Então continue a leitura para saber quais são as trilhas em Natal que você não deve perder!
O Parque das Dunas é a primeira Unidade de Conservação do Rio Grande do Norte, com área de 1.172 hectares. Ao todo, são três trilhas abertas ao público, que contam com a ajuda de guias especializados e da polícia ambiental.
A trilha Peroba é uma das três opções e começa no Bosque dos Namorados, seguindo até o mirante. São 2,4 quilômetros de extensão, percorridos em aproximadamente 1 hora e 30 minutos (ida e volta). De nível moderado, é recomendada para adolescentes e adultos. A idade mínima para crianças é de 10 anos.
Essa trilha também está dentro do Parque das Dunas, tem início no Bosque dos Namorados e vai até o mirante. No entanto, o percurso é mais extenso: são 4,4 quilômetros, com tempo médio de 2 horas e 30 minutos (ida e volta). Pelo nível alto de dificuldade, é recomendada para pessoas acima de 18 anos de idade, bem condicionadas fisicamente.
Essa é a terceira trilha do Parque e, por ser considerada leve, é recomendada para crianças a partir de 6 anos de idade e adultos sedentários. São apenas 800 metros de extensão, percorridos em 40 minutos (ida e volta). O trajeto é um atalho da Trilha da Peroba.
Uma das maiores motivações de gente aventureira de verdade e que ama adrenalina é explorar a região visitada e descobrir novos lugares. Por isso, quando viajar para Natal, considere novos roteiros. Uma ótima sugestão é o Parque Estadual da Pedra da Boca, que fica na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba.
Criado em 2000, o parque tem o bioma Caatinga e oferece uma variedade de percursos para leves caminhadas e trilhas. As imponentes formações rochosas, as cavernas, a vegetação exuberante e as grutas são um convite para a prática de esportes de aventura, como montanhismo, rapel e escalada.
Ele fica na zona de transição entre a Serra de Araruna e a Serra da Confusão, cercado pelos municípios Passa e Fica (RN) e Araruna (PB). São 125,7 quilômetros de distância de Natal, percorridos pela BR-101 e RN-003. Se preferir, você pode incluir Pipa no roteiro, pois a distância é de apenas 86,7 quilômetros.
Entre os atrativos para os visitantes, podemos citar:
A trilha da Mata Estrela faz parte da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e é tombada como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA). Tem nível moderado e duração de duas a cinco horas, dependendo do condicionamento físico do praticante.
Fica a 96 quilômetros de distância de Natal e sua área é de 20,4 quilômetros. Tem floresta, dunas e 19 lagoas, incluindo a mais famosa: Lagoa de Araraquara (ou Lagoa da Coca-Cola).
Por estar localizado na esquina do continente, o Rio Grande do Norte recebe bons ventos e oferece condições perfeitas para a prática de esportes. Com uma brisa refrescante, tanto os amantes de praia quanto os de turismo de aventura saem ganhando. E você, o que está esperando para comprar sua passagem e aproveitar as trilhas em Natal?
Se gostou das nossas dicas, compartilhe o post nas redes sociais para que os seus amigos também conheçam essas trilhas!