Rota do Sul, rumo ao sol.
Litoral Sul encanta por suas belas, famosas e ensolaradas praias.
A RN-063, estrada que liga as praias urbanas de Natal ao litoral sul do Rio Grande do Norte é um verdadeiro portal para o encantamento. A Rota do Sol, como é mais conhecida a rodovia, começa na praia de Ponta de Negra e se estende por 53 km ao sul do estado, passando por três municípios diferentes (Natal, Parnamirim e Nísia Floresta) e segue margeando as principais praias do litoral potiguar.
No caminho, o turista pode fazer uma parada na Barreira do Inferno, base da força aérea para lançamento de foguetes. A instalação garantiu por muito tempo à Natal o título de capital espacial do Brasil. A estação tem esse nome em razão de ter sido erguida à margem de uma grande falésia com rocha de cor avermelhada, que passa a sensação às embarcações que a avistam de estar em chamas.
(Foto: www.parnamirim.rn.gov.br)
Em meio a Rota do sol também está a praia de Pirangi, famosa por abrigar o maior cajueiro do mundo com 8.500 m² de extensão. Pirangi também é conhecida por celebrar um dos mais tradicionais carnavais do estado.
Na road trip pela Rota do sol, algumas paradas são obrigatórias, uma delas é nas falésias da praia de Tabatinga. Lá, existem mirantes que nos permitem observar golfinhos rotadores em plena atividade acrobática.
(Fonte: www.belezasnaturais.com.br)
Outro pit stop recomendado é o da praia de Camurupim, seus arrecifes formam tranquilas piscinas naturais com direito a micro cascatas de água salgada. Mais relaxante que isso impossível.
Neste passeio pelo litoral Sul temos a cereja do bolo: A praia de Pipa. O acesso pela Rota do Sol não é recomendado para veículos pequenos, o ideal é alugar um bugue ou contratar um passeio por meio de um bugueiro credenciado. O esforço vale a pena, pois Tibau do Sul, praia do amor e Pipa são grandes atrações do litoral sul do Rio Grande do Norte.