O estado do Rio Grande do Norte, além de ter pontos turísticos e históricos belíssimos, é muito rico nos trabalhos manuais, o que possibilita ao turista encontrar diferentes tipos de produtos do artesanato potiguar.
Quando estiver em viagem por Natal e quiser levar para casa produtos de qualidade, certamente os produtos artesanais são uma ótima opção de compra! Por isso, preparamos esse post para que você fique por dentro dos diferentes tipos de artesanatos e dos principais locais de venda para presentear quem você gosta. Confira!
A origem do artesanato do estado do Rio Grande do Norte sofre muita influência dos materiais locais que são encontrados e transformados pelos artistas. Além disso, vale ressaltar que em cada região do estado os artigos artesanais sofrem variações, tudo conforme a presença e abundância das matérias-primas disponíveis.
Entre os materiais da flora nativa e da fauna, é possível destacar:
Diferentes formas de trabalhos artesanais da região
Os artesãos do município de Seridó produzem lindas peças manuais feitas de madeira. Os trabalhos apresentam formas variadas como jarras, panelas, figuras humanas e também de animais. Esses produtos servem como lindas peças decorativas para qualquer ambiente.
Na região de Timbaúba dos Batistas, os artesãos produzem cortinas, toalhas, redes, fronhas, roupas, colchas e panos de pratos. Tudo isso é confeccionado com lindos bordados, reconhecidos internacionalmente por sua qualidade e beleza.
Outro grande tipo de artesanato que recebe grandes elogios é a da renomada areia colorida dentro da garrafa que forma um belo conjunto de cores. Essas variedades de areias são encontradas na praia de Tibau, na cidade de Mossoró.
Rendas de Renascença e Bilros também compõem as grandes variedades de artesanatos do Estado. Entre os produtos fabricados por essas rendas estão cortinas, toalhas de mesa, panos de prato e roupas em geral.
Em São Gonçalo do Amarante, a confecção do artesanato fica por conta das peças feitas com sisal, pedras, argila e palha com diferentes modelos e cores. Os artigos em argila ganham maior destaque devido ao fato da matéria-prima ser encontrada facilmente no local.
É possível encontrar muitas dessas maravilhosas artes manuais em diferentes lugares, inclusive na capital de Natal. Entre os principais locais onde é possível comprá-los estão:
Em todos esses lugares, além de adquirir peças artesanais, você e sua família também podem se deliciar com os pratos típicos da região e contar com muita diversão, músicas e danças por exemplo.
Por fim, é importante destacar que a grande variedade do trabalho do artesanato potiguar, além de conquistar o gosto dos visitantes, também é importante para movimentar a economia do estado, junto com o turismo.
E então, gostou do artigo sobre as diferentes formas artesanais do estado do Rio Grande do Norte? Já conhecia alguma? Ficou com alguma dúvida? Queremos conhecer sua opinião sobre o assunto, então deixe um comentário e vamos conversar!