A capital do Rio Grande do Norte é muito conhecida por suas praias, dunas e águas cristalinas, mas existe um paraíso verde dentro da cidade capaz de trazer paz, tranquilidade e uma completa conexão com a natureza. Estamos falando do Parque Estadual Dunas de Natal, que oferece atividades, como trilhas, arvorismo, tirolesa e piqueniques. Ficou curioso? Então conheça as principais atrações desse refúgio natural!
O Parque Estadual Dunas de Natal, criado em 1977, é a primeira Unidade de Conservação do estado, com área de 1.172 hectares. O objetivo principal é garantir a conservação ambiental do estado e promover pesquisas e estudos acerca da biodiversidade da região. Também é considerado como o maior parque urbano sobre dunas do país.
O espaço é fundamental para a qualidade de vida de Natal, pois auxilia na purificação do ar e contribui para a recarga do lençol freático do município, além de abrigar fauna e flora de grande valor bioecológico, incluindo diversas espécies em processo de extinção. O ecossistema de dunas é rico e diversificado, de grande valor para o estado.
O parque tem três trilhas abertas ao público. Todas elas funcionam com a ajuda de guias especializados e da polícia ambiental. Veja os detalhes de cada uma:
Ela começa no Bosque dos Namorados e segue até o mirante, totalizando 2,4 quilômetros de extensão, que normalmente são percorridos em aproximadamente 1 hora e 30 minutos (ida e volta). Tem nível moderado, portanto, é recomendada para crianças a partir de 10 anos, adolescentes e adultos.
Também começa no Bosque dos Namorados e vai até o mirante, mas o percurso é um pouco maior: são 4,4 quilômetros de distância, com duração média de 2 horas e 30 minutos. O nível de dificuldade é considerado alto, desse modo, a trilha só recomendada para pessoas acima de 18 anos de idade, com boas condições físicas.
Como o próprio nome sugere, a Trilha Perobinha é uma versão menor da Trilha da Peroba, funcionando como um atalho. São apenas 800 metros de extensão, que podem ser percorridos em apenas 40 minutos, contando ida e volta. De nível leve, é recomendada para crianças a partir de 6 anos de idade, adultos, idosos e sedentários.
O Parque Estadual das Dunas de Natal funciona de terça-feira a domingo, incluindo feriados, de 8h às 18h. Todas as segundas-feiras o parque é fechado para manutenção. O local é de fácil acesso, localizado na Avenida Almirante Alexandrino de Alencar, sem número, no bairro Tirol.
Todas as trilhas devem ser agendadas, de segunda a sexta-feira. Grupos acima de 10 pessoas devem procurar a administração do parque para agendar a visita pelo telefone (84) 3201-3985 ou pelo e-mail parquedasdunas@rn.gov.br.
A entrada custa apenas R$ 1, mas alguns grupos estão isentos do pagamento:
Viu como o Parque Estadual Dunas de Natal é uma ótima programação para o seu roteiro ao visitar a cidade? As belezas naturais são encantadoras e a vegetação proporciona excelentes fotos. O passeio é válido tanto para quem viaja sozinho quanto para quem está acompanhado. Se você vai com um grupo de amigos ou com a família, experimente fazer um piquenique antes da caminhada. Será um momento único, com um visual deslumbrante.
Gostou de conhecer uma atração alternativa? Então, confira outros lugares escondidos em Natal para incluir no seu roteiro de viagem!