O Rio Grande do Norte é repleto de praias e dunas, formando belas paisagens. Mas além do litoral, existem verdadeiros paraísos no interior do estado. É o caso da Lagoa de Jacumã, localizada no município Ceará-Mirim, a 35 quilômetros de distância de Natal.
O ponto turístico atende a todos os públicos: é ideal para o descanso e para quem busca por diversão em atividades radicais. Descubra, neste texto, como chegar no local e quais são os seus principais atrativos.
A Lagoa de Jacumã é uma parada obrigatória para quem visita o Rio Grande do Norte. Normalmente é incluído no passeio de buggy pelo litoral norte, mas também é possível visitá-la de forma independente. As águas tranquilas em meio às dunas são um verdadeiro oásis: lindas angras rodeadas por coqueirais.
O lugar tem uma ótima infraestrutura para receber o turista, com direito a quiosques que vendem desde comidas e bebidas até roupas de cama e artesanato. E que tal um bar na margem da lagoa, com mesas e sombreiros para se refrescar enquanto admira a natureza impressionante do lugar? Um verdadeiro refúgio!
Quem gosta de adrenalina vai adorar os brinquedos radicais do local. Veja quais são as opções.
Essa é uma das atividades mais tradicionais das praias do nordeste, na qual a pessoa desce do cume de uma duna sentada em uma prancha ou sobre uma lona, caindo com o bumbum na água.
É uma espécie de tirolesa: a pessoa desce a duna suspensa por um cabo de ferro e cai na lagoa. A subida de volta é feita em um carrinho elétrico suspenso, movido a um motor de carro.
Nesse brinquedo, a pessoa desce deitada em uma prancha de bodyboard sobre uma lona azul molhada que cobre a areia. A água deixa a descida ainda mais veloz, lançando o corajoso no meio da lagoa.
Todas as atividades são seguras e bastante divertidas para quem gosta de aventura.
Com um GPS é muito fácil de chegar ao destino: basta marcar a Lagoa de Jacumã com as coordenadas de latitude e longitude, e pedir para o dispositivo traçar a rota. Mas pode ser que na parte final do trajeto, o aparelho perca o sinal, portanto, o ideal é seguir as orientações do percurso. Confira os dados e o passo a passo para chegar sem dificuldade:
Saindo da Praia de Ponta Negra, você deve seguir em direção ao norte, de preferência pela Via Costeira, beirando o litoral até cruzar a famosa Ponte Newton Navarro. Depois siga na mesma direção para pegar a BR-101, sentido Touros — praticamente você vai cruzar a cidade em linha reta. Cerca de 15 quilômetros depois, vire à direita na RN-160 e continue na via por mais 3 quilômetros.
Em seguida, vire à direita em uma rua de chão. A partir desse trecho fique atento, pois há muitas sinalizações erradas pelo caminho. Portanto, ignore as placas e orientações de pessoas no trajeto, apenas siga estas instruções. Ainda na estrada de chão, siga reto com uma leve curva até encontrar um portal. Após passar pelo pórtico vire imediatamente à esquerda.
Devido à estrutura da estrada, dependendo de eventuais chuvas você pode encontrar alguns buracos, então redobre a atenção. Continue na via e dobre na terceira entrada à direita. Depois é só entrar na primeira à esquerda, depois na primeira à direita e seguir reto: você vai chegar atrás das barracas da lagoa.
E pronto, agora é só aproveitar! O trajeto tem 45 quilômetros, percorridos em um pouco mais de 1 hora. Na volta, que tal passar na praia de Genipabu? Será um dia inesquecível!
Sem dúvidas, a Lagoa de Jacumã é uma das melhores programações para quem visita Natal. A facilidade de acesso e as experiências radicais tornam o passeio único. E quem tem o espírito desbravador também pode incluir outros destinos no roteiro, como o Porto Mirim e a Praia de Pitangui, que estão muito próximos à Jacumã. Uma dica: chegue cedo para aproveitar o máximo possível!
O que achou do texto? Gostou das dicas? Deixe o seu comentário, queremos saber a sua opinião!