Morro do Careca: conheça uma das dunas mais famosas do Brasil

O nordeste é uma região que vive muito de seus pontos turísticos. E há muito orgulho e história por trás desses lugares incríveis. Há lugares fascinantes e sempre há novos cantos a serem descobertos.

O Rio Grande do Norte é um destino turístico muito procurado. Por suas praias, histórias, esportes de aventura e vida urbana, Natal consegue entregar uma diversidade grande para todos os tipos de turistas.

Uma paisagem inegavelmente linda é a praia Morro do Careca. Considerada um cartão-postal da cidade, ela recebe milhares de pessoas, e é considerada uma parada obrigatória para quem visita a cidade, por oferecer uma vista e experiência fabulosas.

Saiba mais sobre a história e o que você pode encontrar na praia Morro do Careca.

História da praia Morro do Careca

O Morro do Careca é um morro de 107 metros de altura, famoso por lembrar a figura de um homem careca quando vista de longe. A faixa de areia rodeada de vegetação virou o cartão-postal da praia de Ponta Negra, em Natal, capital do Rio Grande do Norte, por contar com uma bela paisagem, oferecer uma linda vista e ser um local famoso para a prática de skibunda nos anos 90.

Antes, o Morro do Careca era aberto para visitação, mas hoje, por uma questão de preservação ambiental e de patrimônio cultural, só é possível apreciá-lo de longe. Há uma cerca que impede a subida na duna principal.

Proteção da beleza natural

Nos anos 90, o morro era um dos locais preferidos dos natalenses para assistir o pôr do sol com a família e para brincar de skibunda. Mas esse esporte pode ser perigoso para as pessoas, crianças e também para natureza, pois o deslocamento constante da areia pode mudar a forma das dunas, e era isso que estava ocorrendo no Morro do Careca.

Para impedir que muita areia descesse de uma vez só e o morro acabasse, a Prefeitura de Natal proibiu a prática do skibunda, fechando o acesso ao morro também com o intuito de preservar a vegetação restinga que o envolve.

Turismo

Com o fechamento para a população, o Morro do Careca passou a ser considerado uma Zona de Proteção Ambiental, sendo permitida a entrada apenas de órgãos ambientais.

Mas em 2011, quando foi anunciado que a Copa do Mundo seria no Brasil e que Natal seria uma das cidades-sede, a Prefeitura pensou em um plano para revitalizar o morro.

A partir daí, a duna passou a ser um Monumento Ambiental, havendo a ideia de reabrir o Morro do Careca para visitação turística e uso dos moradores de Natal, desde que tudo fosse regulamentado para que as áreas naturais continuassem a ser preservadas.

Também há a ideia para a construção de um bondinho que leve os turistas de Ponta Negra até o alto do Morro do Careca, mas esse projeto ainda não saiu do papel.

Segredos

Da região costeira de Natal é possível ver somente a parte da frente da praia Morro do Careca, sendo quase impossível acessar a área que fica escondida atrás da duna.

No entanto, alguns barqueiros fazem o trajeto a partir da praia de Ponta Negra, e com um barco é possível contornar o morro, encontrando, do lado de lá, uma faixa de areia completamente deserta.

No turismo local, é possível se reunir em grupos para passeios fazer o esse contorno do Morro e ter mais paisagens paradisíacas e experiências de mergulho.

Praia das Tartarugas

O pedaço mais conhecido é chamado de Praia das Tartarugas, um local paradisíaco, mas que não oferece nenhuma estrutura turística, sendo apropriada apenas para quem está buscando uma aventura totalmente natural.

Porém, a Praia das Tartarugas tem esse nome por ser local onde as tartarugas marinhas fazem ninhos e desovam. Há faixas que indicam área de proteção ambiental e invadi-las é considerado crime ambiental. Qualquer visita pode ser feita somente com guia local e por áreas muito limitadas.

É difícil encontrar qualquer divulgação da Praia das Tartarugas, exatamente por ser uma reserva ambiental, onde somente fiscais e pesquisadores de órgãos ambientais podem acompanhar e ajudar os filhotes de tartarugas chegarem até o mar.

Limitações

Além de um mar muito agitado, o que pode ser perigoso para qualquer pessoa, nativo ou turista, há também delimitações de áreas onde não é permitida a entrada, mesmo com guia, do lado de lá do Morro do Careca em algumas partes.

Uma delas é a Barreira do Inferno, que é uma base militar de lançamento de foguetes. A base fica no Morro do Careca e há um perímetro em volta dela onde ultrapassá-lo é proibido.

No mar, é possível fazer mergulhos e ver golfinhos e peixes diversos. Porém, também há delimitações para a preservação da vida marinha. Entretanto, os guias já estão preparados e cientes desses limites.

Locais para se divertir

Pode ser comum ouvir nativos falarem da praia do Morro. A Praia Morro do Careca é a Praia da Ponta Negra. Elas são a mesma coisa. É muito movimentada, ótima para banho (inclusive com crianças) e tem aluguel de cadeiras e mesas, além de várias barracas na orla da praia.

O comércio da Praia da Ponta Negra é um lugar cheio de turistas e atrativos. Há restaurantes e estabelecimentos de diversos segmentos. Para o turista, é excelente, pois evita o gasto de tempo com deslocamento de seu destino.

Ponta Negra é uma área de elite social em Natal e muito bem equipada para receber pessoas do mundo todo. Porém, pela concorrência, é melhor garantir uma reserva em hotel ou pousada com antecedência.

Apesar de limitações ambientais, o Morro do Careca ainda possui uma pequena faixa de areia antes da cerca de proibição, onde muitos se reúnem para ver o pôr do sol da praia, um belo espetáculo da natureza na paisagem natalense.

A praia Morro do Careca também precisa ser preservada. Por isso, é preciso sempre levar consigo sacolas para depositar lixo. É um excelente ambiente para entender a importância do respeito ao meio ambiente também.

Gostou de conhecer a história do Morro do Careca? Tem interesse em visitar ou já visitou esse lindo lugar? Conta para a gente nos comentários!

Coral Plaza Apart Hotel

Rua Francisco Gurgel, 9005 – Ponta Negra – Natal – RN – 59090-050

+55 (84) 3642-7400

+55 (84) 99950-9014