A cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, é caracterizada por seus dias ensolarados, belezas incomparáveis e praias paradisíacas, ideais para lazer e descanso.
Nesse agregado de belezas naturais e entretenimentos, a praia de Ponta Negra é um dos destinos mais famosos e procurados da capital, sendo visitada tanto por turistas brasileiros quanto por estrangeiros.
Se você quer entender o motivo desse grande prestígio turístico, continue a leitura e fique por dentro de 6 curiosidades sobre a praia de Ponta Negra!
Provavelmente uma das principais curiosidades sobre a praia de Ponta Negra é a história do local.
A princípio, o lugar era habitado por pescadores e agricultores que viviam da pesca e da plantação de mandioca.
Posteriormente, com o desenvolvimento da cidade de Natal e com a aumento do seu potencial turístico, a praia de Ponta Negra começou a sofrer grandes alterações estruturais e culturais.
Aos poucos o local foi ampliando sua urbanização, contemplando o melhoramento da infraestrutura e a expansão do comércio, dando moldes assim para o cenário e a capacidade turística que é vista nos dias atuais.
A praia de Ponta Negra está situada no litoral sul da cidade de Natal e incorporada ao bairro que leva o mesmo nome. A praia fica a uma distância aproximada de 40 quilômetros do aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, por volta de uma hora de carro.
O principal ponto turístico de Ponta Negra é, sem sombra de dúvidas, a sua praia. No entanto, o ponto mais famoso da praia e também um dos principais cartões-postais da cidade de Natal é o Morro do Careca.
O local nada mais é que uma duna com aproximadamente 100 metros de altura, cercada por vegetação nativa. O acesso é fechado, não sendo permitido subir e descer as dunas com a finalidade de preservar os aspectos naturais do local.
O que mais desperta o interesse da praia de Ponta Negra, além da própria praia e dos banhos de sol, são os seus inúmeros atrativos.
Ponta Negra conta com uma grande variedade de restaurantes, bares, casas de show, boates e lojas, enfim, uma infinidade de entretenimentos, motivo pelo qual muitos turistas preferem se hospedar no local durante a sua estadia na cidade.
Devido às suas águas tranquilas, a praia ainda propicia aos visitantes passeios de barco, práticas de surfe, windsurfe, caiaque e stand up paddle.
Devido a sua estrutura e grande variedade de restaurantes e bares, o setor gastronômico da praia é um dos melhores da cidade de Natal.
Os cardápios contemplam opções de alimentação para todos os gostos, mas contêm principalmente pratos com frutos do mar.
Para finalizar o elenco das curiosidades sobre a praia de Ponta Negra, falamos sobre a origem do seu nome.
Ele está atrelado a duas possibilidades. A primeira conta que na época das grandes navegações os Portugueses avistaram a região de costa e pedras negras, por isso, o nome da região é Ponta Negra.
A segunda possibilidade diz que em meados do século XIX, em uma eventual proibição da importação de escravos africanos ao Brasil, surgiram pontos clandestinos de desembarque, e um deles seria em Ponta Negra.
As curiosidades sobre a praia de Ponta Negra, além das inúmeras qualidades provenientes do local, fazem com que seja um dos lugares mais interessantes da cidade de Natal.
Sem dúvidas, o local perfeito para quem procura um lugar para curtir as férias em família, descansar e relaxar.
E então, gostou de descobrir as curiosidades sobre a praia de Ponta Negra? Aproveite e descubra também os lugares escondidos em Natal que quase ninguém conhece!