Natal é um município conhecido por suas belas praias, com paisagens de tirar o fôlego, e pela gastronomia que atrai visitantes durante todo o ano. Contudo, os atrativos da cidade potiguar vão além de praia, água fresca e comida boa.
Existem muitos centros culturais em Natal que proporcionam entretenimento e diversão tanto a moradores quanto a turistas. Afinal, nosso país é riquíssimo nesse aspecto e tem um passado histórico envolvente.
Você sabia que o estado do Rio Grande do Norte foi habitado por franceses e holandeses nos séculos XVI e XVII, além de sede de duas bases militares americanas? Esses são apenas alguns pontos do passado local retratados em pinturas e objetos em museus ou centros culturais.
Quer variar um pouco seu roteiro e conhecer melhor o município? Vamos apresentar 5 alternativas de museus e centros culturais em Natal. Continue a leitura!
O Museu de Arte Sacra fica bem no centro de Natal e foi estabelecido no primeiro andar da Igreja de Santo Antônio, no bairro Cidade Alta. O lugar reúne um rico acervo com uma variedade de imagens sagradas, esculturas, mobília, trajes e objetos religiosos que remontam aos períodos que vão do século XVII ao XX e ao barroco.
Horário: de terça-feira a sábado, entre 9h e 17h, e domingo, de 13h até 17h.
Endereço: Rua Santo Antônio, 698 (Cidade Alta).
O Museu do Brinquedo Popular reúne grande parte da história da cidade. O foco da casa é retratar as brincadeiras e os brinquedos populares, além de preservar a tradição local.
O estabelecimento proporciona uma imersão no cenário infantil por meio de criações únicas. Há carrinhos de rolimã, bolinhas de gude, futebol de prego, roladeira, corrupio e uma grande coleção de brinquedos populares por lá.
Horário: de segunda a sexta, das 7h30 às 21h, e sábados, de 7:30 até 16h.
Endereço: Avenida Rio Branco, Cidade Alta (IFRN).
O local apresenta parte do passado bélico da cidade, funcionando como uma espécie de museu aeronáutico e aeroespacial. A região estratégica serviu de centro para a construção de uma base aérea para o lançamento de foguetes, sendo a primeira a ser instalada na América Latina.
No período da Segunda Guerra Mundial, Natal foi uma base para as Forças Aliadas que partiam rumo à Europa. Por isso, o lugar reúne um acervo com peças originais e réplicas pertencentes aos foguetes lançados, radares meteorológicos, aeronave AT-26, várias miniaturas de foguetes etc. Trata-se de um prato cheio para os amantes de História!
Horário: de segunda a sexta, de 9:30 até 11h.
Endereço: rota do sol, Rodovia RN 63, Km 11 (Parnamirim).
O Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão foi inaugurado em 1988. Trata-se de um espaço com 350 metros quadrados que reúne um acervo cultural e histórico, com cerca de 1.500 peças criadas por mais de 400 artistas.
No local, você encontra desde fotografias, indumentárias e instrumentos utilizados em manifestações populares da cidade até a literatura de cordel. Além disso, há um espaço destinado a exposições temporárias. Vale a pena visitar o museu e conhecer mais as tradições locais.
Horário: todos os dias, de 9h10 até 16h.
Endereço: prédio da antiga Rodoviária. Praça Augusto Severo, s/n (Ribeira).
A Pinacoteca Potiguar — Espaço Cultural Palácio do Potengi — é um exemplo da bela arquitetura neoclássica do município. O prédio histórico abrigou a antiga sede do Governo do Rio Grande do Norte por um tempo.
Hoje em dia, tornou-se um espaço cultural e museu que ainda conserva o mobiliário original e obras de arte dos tempos do Palácio. O lugar também conta com um espaço reservado a exposições culturais permanentes.
Horário: de terça a sábado, das 9h às 16h.
Endereço: Praça Sete de Setembro (Cidade Alta).
Neste artigo, falamos apenas sobre alguns centros culturais em Natal. A cidade guarda uma rica história e um passado bem interessante — muitas vezes desconhecidos pelos turistas. Por isso, planeje seu roteiro com antecedência e não deixe de conhecê-los!
Você já começou a pensar em sua próxima viagem, mas não saber qual destino escolher? Confira os 5 melhores lugares para viajar em família!