Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte: por que conhecer?

Não é só de praias que Natal é feita. Além dos muitos atrativos que já conhecemos, a cidade também abriga espaços de lazer e aprendizagem capazes de proporcionar um ótimo passeio. É o caso do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, um parque ecológico que merece estar no roteiro de quem visita a capital potiguar.

Com atividades para todas as idades, o parque é perfeito para um contato próximo com a natureza e para aqueles que curtem programas culturais. Quer saber mais sobre ele? Então, confira abaixo!

História

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte foi projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer e inaugurado em 2008. Desde então, vem sendo uma importante unidade de preservação, além de promover constantemente a educação ambiental. Seu nome foi dado em homenagem a Nivaldo Monte, antigo Administrador Apostólico de Natal.

Estrutura

Com 136 hectares de mata preservada, o local é tão grande que abrange três bairros natalenses — e para que moradores e turistas possam usufruir do que ele tem a oferecer, o parque conta com uma estrutura caprichada.

Estacionamento, biblioteca, auditório, espaços para passeio e descanso, um mirante e um centro de educação ambiental estão entre os ambientes que compõem o cenário. Com relação à alimentação, há uma lanchonete disponível no parque, mas também é possível levar sua própria comida.

Atrações

Atrações não faltam para quem deseja separar um dia pra explorar o Parque da Cidade. Elas vão desde a prática de esporte até a apreciação da bela vista do mirante. Tudo isso, claro, rodeado por uma natureza exuberante. Veja algumas opções de atividades:

Trilhas

No total, são nove trilhas que podem ser acessadas. Cinco delas são pavimentadas e têm banheiros, área de descanso e bebedouros. Cada uma tem um tamanho diferente, indo de 220 metros (Trilha da Torre) a 1.360 (Trilha Pau-brasil), e podem ser visitadas todos os dias.

Já as quatro trilhas restantes são naturais. Elas são percorridas na mata e oferecem uma experiência de maior contato com a fauna e a flora da região. A mais leve delas tem 280 metros (Trilha do Campo), enquanto a mais longa é de 1.600 metros (Trilha Embaúba). Para conhecê-las, é necessária a companhia de um guia, por isso, só estão abertas aos sábados pela manhã e precisam ser agendadas com antecedência.

Passeios de bicicleta

Caminhar pelo parque é uma ótima pedida, mas fazer um passeio de bicicleta pode ser igualmente interessante. Por lá, existe a opção de alugar uma bike e percorrer o espaço pedalando, o que é ótimo para conseguir conhecer as trilhas pavimentadas em menos tempo e curtir um momento de imersão na natureza.

Museu e biblioteca

Os admiradores de história, arte e cultura, em geral, também encontram ótimas surpresas. A biblioteca tem um bom acervo de autores da cidade e uma temática com muita ênfase no meio ambiente. Já o museu pode ser considerado uma atração imperdível! Ele mostra a história de Natal desde o período pré-histórico até os tempos atuais.

Mirante

Que tal finalizar o passeio ganhando uma vista diferente e privilegiada de Natal? É o que oferece o Memorial Natal, onde está localizado o mirante do Parque. A torre que abriga a atração tem 45 metros, pode ser acessada por elevador e, lá de cima, a cidade é contemplada por um belo ângulo. Seu funcionamento é de quinta a domingo, das 15h às 17h30.

Cheio de boas possibilidades, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte é mais um dos cantinhos que merecem ser vistos em Natal. Para não perder a oportunidade, vale lembrar que o lugar está aberto de domingo a domingo (inclusive em feriados), de 5h da manhã até as 18h. Para melhorar ainda mais, a entrada é gratuita.

O que achou da sugestão? O Parque da Cidade entrou de vez no seu roteiro? Conte para nós nos comentários!

Coral Plaza Apart Hotel

Rua Francisco Gurgel, 9005 – Ponta Negra – Natal – RN – 59090-050

+55 (84) 3642-7400

+55 (84) 99950-9014