Regras para bagagem de mão: conheça as novas regras

O dia da viagem está finalmente chegando: hora de arrumar as malas e se animar com a expectativa de dias inesquecíveis! Mas, antes de preparar tudo, o ideal é ficar por dentro das exigências relacionadas aos pertences que você vai levar, principalmente na mala de mão. Não conhecer as regras para bagagem de mão pode acarretar em perda de objetos, gastos inesperados e muita dor de cabeça ainda no aeroporto.

A Anac  Agência Nacional de Aviação Civil  estabelece regulamentos específicos sobre bagagens para voos nacionais e internacionais com origem no Brasil. Em uma mudança recente, foi permitido que as companhias aéreas passassem a cobrar pelo despacho de bagagem. Isso faz com que muitas pessoas considerem viajar de forma mais leve e, consequentemente, econômica. Também quer fazer isso? Então confira tudo o que você precisa saber!

O que é bagagem de mão?

A mala de mão é aquela que pode ser levada na cabine do avião junto com o viajante, dispensando a necessidade de ser despachada com antecedência. Como o voo tem um limite de peso preestabelecido, assim como de espaço em seus compartimentos, é importante que a bagagem — que pode ser uma bolsa, mala ou mochila — obedeça a um tamanho determinado.

Quais são os tamanhos e pesos permitidos?

Cada companhia aérea é responsável por estabelecer as especificações de medidas que você pode levar para o avião, fazendo com que haja pequenas variações nos limites. Embora as empresas contem com essa liberdade, há um certo padrão nas dimensões, que se aproxima dos 115 cm lineares (somando largura, altura e profundidade).

Com relação ao peso, 10 kg é a quantidade máxima permitida.

O que pode levar?

Existem objetos que não só são permitidos como bagagem de mão, como recomendados que sejam levados desta forma. É o caso dos itens pessoais de valor, como notebooks, câmeras, celulares, joias, entre outros. Isso evita que haja o risco de perda no caso de extravio da bagagem despachada, por exemplo.

Outros pertences que estão liberados são:

  • medicamentos que não precisam de prescrição médica (desde que tenham até 100 ml cada);
  • alimentos infantis industrializados (em quantidade necessária para ser consumidos apenas durante o voo);
  • documentos;
  • carteira;
  • cosméticos sólidos ou líquidos (mas há restrições em voos internacionais);
  • roupas e sapatos.

O que não pode levar?

Por motivos de segurança, as regras para bagagem de mão proíbem tudo aquilo que pode ferir ou conter produtos inflamáveis. Alguns pertences que não podem ser levados:

  • objetos cortantes ou perfurantes (como tesoura de unha, lâminas de barbear e canivete);
  • armas de brinquedo ou réplicas;
  • substâncias inflamáveis, químicas ou tóxicas.

Quais são as regras para voos internacionais?

Em voos internacionais, há limites para o transporte de líquidos, incluindo gel, pasta, creme, aerossol e similares. Eles devem ter no máximo 100 ml em cada frasco, não ultrapassando a quantidade de um litro no total. Os itens também devem estar depositados em uma embalagem plástica transparente. Em voos domésticos, não há restrição a líquidos.

Para não errar, o interessante é sempre conferir as regras para bagagem de mão no site da companhia aérea escolhida. Com toda a informação necessária, fica muito mais fácil arrumar a mala e evitar as preocupações no dia da partida. Até porque o descanso e diversão merecem começar desde o aeroporto, não é mesmo? Capriche na organização e boa viagem!

E então, as dicas foram úteis para você? Deixe um comentário e compartilhe a sua opinião com a gente!

Coral Plaza Apart Hotel

Rua Francisco Gurgel, 9005 – Ponta Negra – Natal – RN – 59090-050

+55 (84) 3642-7400

+55 (84) 99950-9014