Saiba como superar o medo de avião com 5 dicas infalíveis

Você tem vontade de viajar e conhecer lugares diferentes, mas sente calafrios só de pensar em ter que embarcar em um voo? Saiba que você não é o único. Muitas pessoas sofrem com o medo de avião a ponto de sentirem ansiedade excessiva, tremedeira, insônia, até chegarem ao quadro de desenvolvimento de ataques de pânico.

A boa notícia é que essa fobia pode ser tratada. Existem maneiras de amenizar os sintomas antes de um embarque e ter uma viagem tranquila. Usar técnicas de relaxamento, remédios para controlar a ansiedade e fazer um planejamento da viagem são exemplos de cuidados que podem ser muito úteis nesse momento.

Se você sofre com o medo de avião, este artigo foi feito para você. Vamos apresentar cinco dicas infalíveis para que essa fobia seja superada. Confira!

1. Compreenda o motivo do seu medo

Antes de tudo, você precisa entender o motivo do seu medo. O avião é considerado um meio de transporte seguro e não há motivos para temer. Então, de onde vem essa fobia?

Pode ser que você esteja confundido medo com desconforto ou ansiedade. Ou então, apenas sinta medo de altura. E isso é totalmente normal. Todos ficamos excitados e agitados com a aproximação de uma viagem. Porém, se o motivo do medo for alguma experiência negativa no passado ou um receio mais sério, busque ajuda.

2. Faça uma preparação antes do voo

Você deve estar preparado para o dia do embarque. Por isso, tenha tudo sobre controle. É importante organizar todos os seus pertences — bagagem, documentos e bilhetes de viagem — com antecedência para não correr o risco de esquecer algo importante, o que pode causar transtornos no momento do embarque.

Vista roupas confortáveis e que não apertem muito. A alimentação que você ingere antes do voo pode fazer toda a diferença. Por isso, coma coisas leves e que tenham uma fácil digestão.

Se achar necessário, tome algum remédio contra enjoo ou ansiedade, previamente prescrito pelo médico, momentos antes de entrar no avião.

3. Evite sentar ao lado das janelas

Para as pessoas que sofrem com medo de altura, chegar perto de uma simples janela de um edifício pode ser extremamente difícil. Imagine, então, voar a milhares de pés acima do nível do mar? Pode ser uma tarefa desafiadora.

Por isso, a melhor forma de aliviar esse desconforto é reservar um assento do lado do corredor ou, então, no meio entre os outros dois bancos. Tudo menos sentar ao lado das janelas. Caso o voo esteja lotado, e isso não seja possível, busque manter as persianas ao seu lado fechadas para não ter que se deparar com a visão do mundo lá embaixo aos seus pés.

4. Tente se distrair com outras coisas

Leia um livro, assista a um filme, escute música, tire um cochilo, converse com o passageiro ao lado ou com os comissários de bordo. Vale tudo para se distrair e não pensar tanto na situação.

Ao manter os seus pensamentos longe, o voo passa mais rápido e a experiência fica menos estressante.

5. Pense no objetivo da viagem

Pensar de maneira positiva pode ajudar bastante. Por isso, mentalize o momento do desembarque da sua viagem e a quantidade de atrações que você quer visitar. Pense em tudo que você quer fazer ao chegar ao seu destino e como a experiência vai ser incrível. Encare o voo como uma etapa necessária até a diversão.

O medo de avião é considerado bastante comum. Contudo, essa fobia pode ir além dos quadros de normalidade e ultrapassar um mero nervosismo, desconforto e ansiedade. Há casos em que o medo atrapalhar a vida pessoal do indivíduo e pode evoluir para uma síndrome do pânico, um problema sério que precisa ser tratado. O ideal é trabalhar em cima dessa fobia e tentar tratá-la com um profissional especializado, como um psicólogo ou psicanalista.

Por isso, busque relaxar o máximo e evite preocupações desnecessárias. Você verá que viajar de avião não é um bicho de sete cabeças.

O que achou das nossas dicas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a superar esse medo também!

Coral Plaza Apart Hotel

Rua Francisco Gurgel, 9005 – Ponta Negra – Natal – RN – 59090-050

+55 (84) 3642-7400

+55 (84) 99950-9014