TOP 5 bebidas típicas do Nordeste

Viajar é uma ótima oportunidade de conhecer lugares novos e, mais do que isso, se envolver com os hábitos e com a cultura local. Por isso, quem gosta de experimentar a gastronomia própria de cada região que visita, precisa conhecer as bebidas típicas do Nordeste.

O Nordeste brasileiro é uma região cuja cultura desenvolveu características próprias e distintas do restante do Brasil. Ao chegar ao seu destino, é possível experimentar diversas opções de alimentos e bebidas, que vão deixar a sua experiência ainda mais especial, promovendo memórias únicas.

Pensando nisso, preparamos este post para você conhecer e experimentar na sua próxima viagem as principais bebidas típicas do Nordeste. Confira!

1. Cajuína

A cajuína é tipicamente nordestina e foi inventada em 1900 para substituir a cachaça. O criador era farmacêutico e tinha a intenção de combater o alcoolismo com uma bebida preparada a partir do suco de caju.

O gosto forte e adocicado da cajuína lembra um licor da fruta. A bebida é clarificada, esterilizada, sem álcool, e tem uma cor amarelo-âmbar, decorrente da caramelização dos açúcares naturais do caju.

2. Garapa

A garapa, também é conhecida como caldo de cana e, hoje, é produzida em quase todas as regiões do país. Muito usada na produção da rapadura, era consumida especialmente pelos escravos.

A bebida é muito comum no Nordeste do Brasil e pode ser facilmente encontrada nas estradas, lanchonetes, bares e restaurantes. Seu processo de preparo é rápido e prático, pois consiste apenas na moagem da cana-de-açúcar.

3. Aluá

O aluá é a primeira bebida refrigerante brasileira e genuinamente nordestina. De origem tradicionalmente indígena, é feito a partir da fermentação do milho, da casca do abacaxi ou, menos comumente, do arroz.

A bebida é muito refrescante e pode ser adoçada com rapadura ou açúcar mascavo. Em alguns estados, como no Ceará, é normal adicionarem cravo da índia para dar um sabor diferenciado.

4. Guaraná Jesus

Guaraná Jesus é uma marca de refrigerante que, atualmente, pertence à Coca-Cola. Sua fabricação e distribuição acontece principalmente no Maranhão, local em que foi reconhecido como símbolo cultural. Portanto, se o seu destino é esse estado, não deixe de experimentar!

A fórmula do guaraná foi desenvolvida pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes, em um pequeno laboratório de São Luís. O refrigerante surgiu após uma tentativa frustrada de fabricar um remédio. A bebida é rosa, doce, com sabor que lembra tutti-frutti, e com um toque único de cravo e canela.

5. Tiquira

Os índios brasileiros, desde antes da chegada dos portugueses, já tomavam uma bebida fermentada de mandioca, chamada cauim. A mistura fermentava e resultava em um líquido nutritivo e inebriante, consumido por homens e mulheres durante as festas nas tribos.

Essa é a origem da tiquira, uma bebida alcoólica artesanal, de cor geralmente roxa e forte teor alcoólico. Ela é obtida da destilação do mosto fermentado de mandioca e é muito encontrada nos mercados de produtos regionais nordestinos.

Experimentar essas e outras bebidas típicas do Nordeste deixa a sua viagem ainda mais rica e especial. Além disso, você valoriza a cultura local e conhece novos sabores e combinações que nunca havia imaginado!

Gostou das informações? Então não deixe de compartilhar este conteúdo com os seus amigos nas redes sociais!

Coral Plaza Apart Hotel

Rua Francisco Gurgel, 9005 – Ponta Negra – Natal – RN – 59090-050

+55 (84) 3642-7400

+55 (84) 99950-9014