Veja aqui 10 atrações imperdíveis no litoral sul de Natal

Para quem viaja ao Rio Grande do Norte, fazer passeios com o objetivo de explorar o litoral sul de Natal é algo que não pode ficar de fora dos planos. A região tem as mais belas praias da cidade, além de concentrar atrações bastante conhecidas.

Se você está pensando em descobrir esse destino na sua próxima viagem, fique de olho nessas 10 atrações que não podem faltar na lista. Confira!

1. Praia da Pipa

Pipa, no município de Tibau do Sul, com certeza será um dos lugares mais aconchegantes que você visitará no Nordeste. Os restaurantes, as pousadas, lojinhas e feiras de artesanato ao redor da praia tornam o lugar extremamente bem estruturado e bem servido. Para o casal que gosta de sair para dançar, festejar e beber em barzinhos, a noite é badalada na orla.

A paisagem é composta pelo mar azul-claro e pelas falésias sedimentares — aqueles paredões formados pela erosão marítima. Um verdadeiro paraíso!

A charmosa via de paralelepípedos, Avenida Baía dos Golfinhos, tem uma energia incrível! Inclua a Praia do Centro e a Praia do Amor no seu roteiro.

2. Passeio de buggy

Se você gosta de aventura, o passeio de buggy pelo litoral sul de Natal é uma ótima pedida, pois o levará a uma jornada de diversas paisagens, indo quase até a divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba.

O carrinho comporta até quatro passageiros, sai de Pipa ou de Natal e passa por várias praias, como a Praia das Minas, que tem a desova das Tartarugas, e a Praia da Barra do Cunhaú. Uma das paradas mais diferentes é a Lagoa da Coca-Cola, nossa próxima atração imperdível!

3. Lagoa da Coca-Cola

O nome é bem óbvio: originalmente chamada de Lagoa da Araraquara, a Lagoa da Coca-Cola foi apelidada em referência ao refrigerante por causa da cor da água, um escuro caramelo causado pelo solo rico em ferro e iodo e pela pigmentação das raízes das árvores.

A cidade, Baía Formosa, abriga a maior reserva de Mata Atlântica do Rio Grande do Norte — uma atração natural inusitada e suntuosa.

4. O maior cajueiro do mundo

Mais um recorde do Brasil! A 22 km do centro da capital, a árvore centenária é conhecida como um dos principais pontos turísticos de Natal, mas, na verdade, fica em Pirangi, no município de Parnamirim.

Sua copa ocupa uma área de 8,5 mil metros quadrados, e o cajueiro ainda produz 80 mil cajus por safra. Impressionante, não é mesmo? De tão grande, dá para avistar a árvore de qualquer parte do centro da cidade. Mas também é possível entrar no parque e passear por dentro de seus galhos e raízes. Além disso, ainda dá para subir em um palanque de madeira e ver do alto toda a dimensão que o cajueiro ocupa na cidade.

E não é só isso. Quem visitá-lo na época do caju vai se esbaldar experimentando a fruta e o suco preparado na hora. Uma delícia!

5. Praia de Pirangi do Norte

As atrações de Pirangi não param no cajueiro! A praia de Pirangi do Norte é ideal para um passeio romântico no meio da natureza. O passeio de barco dura mais de duas horas e é fascinante, tanto para quem curte mergulhar quanto para quem só quer apreciar a paisagem.

Outra atração da região são os restaurantes que têm uma culinária baseada em frutos do mar, servindo pratos surpreendentes como pasteizinhos de arraia e tapiocas de siri. Para continuar a festa, basta dar uma chegada na arena Circo da Folia, que oferece shows de diversos estilos musicais.

6. Roteiro das Águas

A cerca de 35 quilômetros ao sul de Natal fica um município chamado Nísia Floresta. Embora pouca gente já tenha ouvido falar, é lá que estão as lagoas naturais mais bonitas do Rio Grande do Norte — são 26, no total.

A maioria delas tem águas transparentes, com natureza preservada. Em pelo menos duas — as lagoas de Arituba e Carcará, por exemplo — há uma infraestrutura bem adequada, com espreguiçadeiras, guarda-sol e quiosques que vendem iguarias potiguar típicas do Estado. Em algumas, também é possível passear de pedalinho e caiaque.

As lagoas de Nísia Floresta costumam ser bastante frequentadas por moradores, mas ainda são desconhecidas dos turistas. Por isso, alguns bugueiros locais passaram a incluí-las em um passeio alternativo, o Roteiro das Águas, que vem se popularizando na região.

Eles descobriram uma trilha de terra escondida que faz a conexão entre algumas lagoas por um caminho mais curto, permitindo conhecer (e curtir!) as sete mais famosas em um único dia.

7. Barra de Tabatinga e mirante dos golfinhos

A praia da Barra de Tabatinga é famosa pelos golfinhos, que não se intimidam diante dos visitantes: basta ir até o Mirante dos Golfinhos para vê-los brincando no fim de tarde. A vista que se tem de lá — panorâmica — é linda!

Além disso, o mar tranquilo é perfeito para famílias que viajam com crianças.

8. Praia de Camurupim

Já pensou em nadar dentro de uma caverna? Então não se esqueça de visitar a Praia de Camurupim, um dos destinos mais fascinantes do litoral sul de Natal. As formações rochosas que envolvem a faixa de areia resultam em piscinões naturais maravilhosos, alguns embaixo de grutas. O passeio é perfeito para quem está fazendo uma viagem a dois e deseja relaxar em uma paisagem paradisíaca.

9. Baía Formosa

Também localizada no litoral sul de Natal, está a única baía potiguar: a Baía Formosa, na divisa com o Estado vizinho da Paraíba. E não foi por acaso que ela recebeu esse nome. O lugar se localiza a quatro metros acima do nível do mar, o que confere um visual de encher os olhos, que se completa ainda com falésias e dunas que compõem o seu entorno.

Ao longo de sua extensão há prainhas para todos os gostos: com águas mais calmas e cristalinas ou, então, mais agitadas e propensas para a prática de esportes. Portanto, é possível agradar todos os tipos de turistas!

10. Barreira do Inferno

O nome assusta à primeira vista, mas foi apenas o apelido dado por pescadores locais para tentar exemplificar o que eles presenciam todos os dias ao amanhecer. O litoral daquela região é formado por um paredão de pedras, as falésias, que mudam completamente de cor ao entrar em contato com os primeiros raios de sol do dia. Ao avistar de longe, portanto, elas se pintam de um vermelho meio alaranjado feito fogo.

O mesmo fenômeno se repete também ao entardecer, mas não chega a ser tão forte quanto pela manhã.

Além disso, a Barreira do Inferno é o local que sedia o primeiro centro de lançamento de foguetes da América do Sul. Para quem nunca viu algo parecido, pode ser um passeio curioso. De lá são lançados foguetes para realizar pesquisas e monitoramentos da atmosfera para bases aéreas do Brasil inteiro.

O litoral sul de Natal é recheado de atrações incríveis, especialmente devido às suas belíssimas atrações naturais, com praias paradisíacas, reservas ecológicas muito agradáveis e formações naturais de deixar o queixo caído. Que tal incluir esse destino na sua próxima viagem? Com certeza, você não vai ser arrepender!

Gostou de conhecer um pouco mais do litoral sul de Natal? Então, siga as nossas páginas no Facebook e no Instagram e fique por dentro de tudo o que está rolando no Rio Grande do Norte!

Coral Plaza Apart Hotel

Rua Francisco Gurgel, 9005 – Ponta Negra – Natal – RN – 59090-050

+55 (84) 3642-7400

+55 (84) 99950-9014