Você sabe como evitar a dor de ouvido no avião?

Viajar é muito bom, não é mesmo? Porém, a dor de ouvido no avião pode ser um problema. O desconforto é causado pela variação na pressão atmosférica, especialmente durante a decolagem e a aterrissagem. Essa diferença de pressão sentida pelo ouvido varia de pessoa para pessoa.

O incômodo tende a ser pior para quem está gripado ou tem sinusite. Isso acontece porque o nariz entupido bloqueia o canal que liga o fundo da garganta ao ouvido médio — conhecido como trompa de Eustáquio —, aumentando o incômodo. Para aliviar o problema, é preciso fazer o ar circular por essa região.

Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudá-lo a evitar a dor de ouvido no avião e outros desconfortos que acontecem durante as viagens. Boa leitura!

Empurrar o ar

Essa manobra é muito útil para aliviar o desconforto, pois ajuda a equilibrar a pressão interna dos ouvidos de acordo com a pressão do ambiente. No entanto, é preciso ter cuidado para não exercer muita força, o que pode piorar a dor.

Para realizar a técnica, é necessário inspirar profundamente, fechar a boca e tampar o nariz com os dedos. Em seguida, force a saída do ar, de forma a sentir uma pressão no fundo da garganta.

Mastigar

Essa também é uma técnica muito útil e conhecida. Mastigar algum alimento ou mascar chiclete ajuda a equilibrar a pressão e prevenir a dor. O benefício ocorre porque o movimento força os músculos do rosto e estimula a deglutição, ajudando a liberar o ouvido da sensação de estar tampado.

Usar spray nasal

O spray nasal é muito útil para liberar a passagem de ar entre os ouvidos e os seios nasais. Isso facilita o reequilíbrio da pressão interna e evita a dor. Para isso, use o produto cerca de meia hora antes da decolagem ou do pouso do avião, de acordo com o momento mais desagradável para você.

Bocejar

Bocejar intencionalmente ajuda a mexer os ossos e músculos da face, liberando a trompa de Eustáquio e favorecendo a regulação da pressão. No caso de crianças, é possível pedir para os pequenos fazerem caretas ou imitarem animais como leões e tigres, que abrem muito a boca durante o rugido.

Outros problemas comuns em avião

A mudança brusca na pressão que acontece no avião pode provocar também outros incômodos. Entre os mais comuns estão a dor de cabeça, o desconforto abdominal e o mal-estar intestinal. Além disso, ficar muito tempo sentado na mesma posição pode causar inchaço nos pés.

Para aliviar os problemas intestinais, a dica é não tomar refrigerante antes e durante o voo e não consumir bebidas alcoólicas em excesso. Já quem tende a sentir náuseas e dores de cabeça com o movimento da turbulência deve usar medicação adequada.

O inchaço nas pernas pode ser evitado mesmo sem sair da poltrona. Para isso, movimente a batata da perna apoiando a ponta dos pés no chão e faça exercícios de rotação com os pés para o sangue circular com mais facilidade.

Viu como é simples evitar a dor de ouvido no avião? Essas estratégias podem ser alternadas ou repetidas até que o corpo entre novamente em equilíbrio e o incômodo acabe. Caso ele ainda persista, especialmente em casos de problemas nasais, como resfriados e sinusite, é importante procurar um médico antes de chegar ao seu destino para que ele receite medicamentos que desobstruam o nariz e aliviem o desconforto.

Gostou das nossas dicas? Conhece outras formas de aliviar a dor de ouvido no avião? Então, deixe o seu comentário e compartilhe as suas experiências!

Coral Plaza Apart Hotel

Rua Francisco Gurgel, 9005 – Ponta Negra – Natal – RN – 59090-050

+55 (84) 3642-7400

+55 (84) 99950-9014