8 motivos para você conhecer a Praia de Ponta Negra

Natal é um destino muito procurado por quem quer curtir as férias em um lugar bonito e relaxar um pouco. A capital potiguar, que é famosa pela beleza única de suas praias, apresenta atrações para todas as idades e reúne pontos turísticos com muitas histórias para contar.

Quem visita Natal não pode deixar de conhecer um dos melhores lugares de lá: a Praia de Ponta Negra. Quer saber o que ela tem de tão especial? Então dá uma olhada nos 8 motivos que farão você ir correndo arrumar as malas para curtir esse paraíso!

O que é tão atrativo na Praia de Ponta Negra?

A Praia de Ponta Negra é uma das praias urbanas mais conhecidas de Natal e uma das que mais concentram turistas e moradores. De um lado, as belas paisagens atraem esse tanto de amantes do mar e da natureza. De outro, essa grande movimentação de pessoas transformou o lugar em um dos mais completos em infraestrutura da capital potiguar.

O resultado dessa combinação agrada a todos os gostos, bolsos e situações. Conheça algumas opções do que fazer por lá.

1. A paisagem de tirar o fôlego

A Praia de Ponta Negra não foge do padrão de beleza das praias de Natal. Mas seu grande diferencial é a presença da duna mais popular do país: o Morro do Careca. Ele tem pouco mais de 100 metros de altura e apresenta uma extensa faixa de areia que corta, do pé até o alto do morro, o meio de uma vegetação carregada de verde — daí o nome!

É essa condição peculiar que faz dele um dos principais cartões-postais de Natal. O seu acesso, hoje, é proibido por questões de preservação ambiental. Mesmo assim, o Morro do Careca continua atraindo muitos turistas para a Praia de Ponta Negra, ao menos para tirar fotos dele à distância.

2. Os passeios de jangalancha

Se o acesso ao Morro do Careca está proibido por terra, contorná-lo pela água não. Foi assim que surgiram os passeios com as chamadas jangalanchas.

As jangalancha são uma espécie de jangada que sai da Praia de Ponta Negra e faz a volta pelo Morro do Careca até chegar à Praia das Tartarugas, área de preservação ambiental e sede do Projeto Tamar.

Justamente por essa peculiaridade, a probabilidade de encontrar tartarugas e golfinhos nadando no mar durante o trajeto é grande. As jangalanchas também fazem paradas para mergulho e fotos em cenários encantadores. No entanto, não há autorização para chegar até a areia da Praia das Tartarugas e ficar por lá, por se tratar de território militar.

3. As atividades aquáticas

Além da jangalancha, o mar agitado da Praia de Ponta Negra o torna propício para a prática de algumas atividades aquáticas, como o surfe, o kitesurf, o windsurf e o stand-up paddle.

No entanto, no canto direito da praia, mais próximo ao Morro do Careca, essa realidade muda completamente. As águas ficam mais calmas e a região costuma ser bastante frequentada por famílias com crianças.

Portanto, independentemente de qual seja a sua preferência, a Praia de Ponta Negra consegue agradar a todos os gostos.

4. A estrutura hoteleira

Outra vantagem da Praia de Ponta Negra é que você pode se hospedar por lá mesmo. Há vários tipos de hospedagem em toda a extensão da orla da praia, como hotéis, pousadas, hostels, flats e resorts — para todos os tipos de gostos e bolsos. Fica a seu critério a escolha do melhor lugar para passar uns dias.

Muitos turistas preferem se hospedar à beira-mar pela comodidade. Assim, eles não precisam se deslocar muito para aproveitar a praia e ainda podem apreciar uma bela vista do quarto.

Outros optam por ficar na Praia de Ponta Negra devido à localização. Justamente por contar com tantas hospedagens, a maioria dos passeios parte dessa região e as agências locais de turismo sempre incluem a praia em seus roteiros de transfer.

5. A gastronomia

A diversidade de restaurantes na Praia de Ponta Negra é outro ponto positivo do local. Você tem diversas opções. Pode provar a comida típica e as iguarias do Rio Grande do Norte — como os frutos do mar, as castanhas e a paçoca de carne de sol —, ou escolher uma pizza, ir a um rodízio de comida japonesa, aproveitar as opções de um restaurante self-service.

Só não vale passar vontade!

6. A vida noturna

A Praia de Ponta Negra também dispõe de algumas possibilidades para quem gosta de sair à noite ou aproveitar os passeios até mais tarde. Você pode começar a noite jantando em algum restaurante bacana e depois seguir para outros lugares. A região é bem servida de:

  • bares com carta de cervejas artesanais e drinks;
  • casas de shows com músicas eletrônicas, sertanejas e nordestinas;
  • pubs com música ao vivo.

7. O comércio da região

O comércio é outro ponto forte da Praia de Ponta Negra. É lá que fica o Shopping do Artesanato Potiguar, com mais de 200 lojas que comercializam lembranças típicas da região para levar para casa, como artigos de decoração, acessórios, roupas, roupas de banho, redes e espreguiçadeiras.

Também é lá que está o famoso Mercado de Ponta Negra, que fica de frente para a praia e vende produtos regionais, como cachaça, carne de sol e castanhas temperadas com os mais variados sabores.

Para quem gosta de um roteiro de compras, a região é um prato cheio!

8. O pôr do sol

Assistir ao sol se pôr na Praia de Ponta Negra é outra prioridade que não pode ficar de fora da sua lista de coisas a fazer em Natal. Por ser uma das praias mais famosas de Natal, muita gente costuma estar lá no fim de tarde para aproveitar o resto do dia e ver os efeitos dos raios de sol refletindo no mar.

A luz do entardecer, com o Morro do Careca ao fundo, é de tirar o fôlego e pode render belas fotos de lembrança da região.

Como é possível perceber, a Praia de Ponta Negra é um destino que não decepciona. Além de ser um belo lugar, tem uma infraestrutura completa para atender às necessidades dos turistas e moradores. De quebra, ainda fornece muitas opções de lazer. Por isso, não deixe de passar por lá quando fizer uma viagem a Natal!

Gostou de saber um pouco mais sobre a Praia de Ponta Negra e sentiu vontade de conhecê-la? Então, saiba quais são os melhores períodos do ano para viajar a Natal!

Coral Plaza Apart Hotel

Rua Francisco Gurgel, 9005 – Ponta Negra – Natal – RN – 59090-050

+55 (84) 3642-7400

+55 (84) 99950-9014