X

Conheça o Museu Câmara Cascudo, um dos mais importantes do Brasil

O passeio para a cidade de Natal não abrange só paisagens lindas, mas também grande fonte de conhecimento. Exemplo disso é o Museu Câmara Cascudo (MCC), que fica na Avenida Hermes da Fonseca, bairro do Tirol, e é gerido pela UFRN. O local é repleto de coleções de arqueologia, paleontologia e etnografia. O objetivo do museu é a conservação, o ensino e a pesquisa sobre as Ciências Naturais e Antropológicas.

Com o objetivo de ajudar você a entender melhor sobre o Museu Câmara Cascudo, preparamos este post. Confira!

Por que o Museu Câmara Cascudo é importante para o país?

Situado em um ambiente agradável, com guias prestativos, salas amplificadas e climatizadas, o MCC dispõe de grande acervo. Inaugurado no ano de 1960, o maior museu potiguar foi um dos grandes centros de pesquisas do Brasil. Atualmente, mantém grande valor de levar enriquecimento cultural aos seus visitantes, entre outros feitos.

Veja, a seguir, alguns motivos que fazem o Museu Câmara Cascudo ser um dos mais respeitáveis do Brasil.

Relíquias

O museu apresenta mais de 500 mil peças recolhidas em cerca de 1.500 sítios arqueológicos nomeados no Rio Grande do Norte. Outras importantes relíquias são apresentadas em exposições, como anatomia comparada que mostra esqueletos de diversos animais. Essas descobertas ósseas são pré-históricas e foram encontrados dentro do estado.

Riqueza cultural

Outro grande motivo para visitar o museu é o fato de apresentar nas exposições um pouco da cultural local. Vale a pena o turista conhecer a origem e os costumes do povo da região. Nas exposições, são abordados temas da história e geografia do RN e artistas.

  • Na mostra “Xico Santeiro – Uma Escola de Arte Popular”, você conhece os trabalhos do grande escultor regional. São artes valorizadas, inclusive, fora do Brasil.
  • Em “Engenhos – Tradição do Açúcar” inclui-se as artes, arquitetura e riquezas. Apresenta também as consequências do engenho no ambiente e para a sociedade da época.​

Pesquisas

O Museu tem seu grande valor no fornecimento de pesquisas. Por ser uma unidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), possibilita aos alunos estudos de ciências humanas e naturais. Junto a isso, englobam atividades de lazer, como exposições e cursos. Ainda dispõe de cursos de extensão e pesquisas aos alunos e às pessoas interessadas.

Suporte ao desenvolvimento

Professores e alunos da Faculdade aliaram tecnologia às exposições, para se tornar a melhor experiência dos visitantes e turistas ao museu. Exemplo disso é o sistema de QR CODE, que possibilita conhecer mais detalhes dos objetos expostos.

O sistema é fácil de usar: basta baixar o aplicativo MCC-CODE e apontar o smartphone para os QR-Codes colocados na sala de exposição. É uma experiência dinâmica que acrescenta entendimento.

Para finalizar, destacamos que sua viagem por Natal ficará mais interessante ao incluir um passeio cultural no Museu Câmara Cascudo. Você e sua família  voltarão para casa ainda mais encantados pelas origens desse povo tão cativante e inspirador.

Você conhece o Museu Câmara Cascudo ou ficou com alguma dúvida? Então deixe um comentário no post. Sua opinião é muito importante para nós!

Deseja receber contato: email, ligação ou WhatsApp?

reservas@coralplaza.com.br

Coral Plaza Apart Hotel

Rua Francisco Gurgel, 9005 – Ponta Negra | Natal - RN, 59090-050

+55 (84) 3642-7400

+55 (84) 99950-9014