Arte potiguar: conheça o artesanato do Rio Grande do Norte!

Que o Rio Grande do Norte tem pontos turísticos e históricos belíssimos, todo mundo concorda. Mas, você sabia que o estado é muito rico nos trabalhos manuais? A arte potiguar é um sucesso entre moradores e turistas.

Não há como visitar o local sem conferir de perto o artesanato do Rio Grande do Norte e garantir lembrancinhas para familiares e amigos. Afinal de contas, quem não gosta de produtos artesanais?

Se você planeja uma viagem para Natal, confira este texto com diferentes tipos de artesanatos e indicações dos principais locais de venda da cidade!

Origem do artesanato potiguar

A origem do artesanato do Rio Grande do Norte sofre influência dos materiais naturais locais encontrados na região e transformados pelos artistas. Existem muitos itens em comum, mas vale ressaltar que os artigos sofrem variações conforme a presença e abundância das matérias-primas disponíveis no local.

Entre os materiais da flora nativa e da fauna, é possível destacar:

  • penas de aves;
  • planta da juta;
  • sisal;
  • sementes;
  • bucha;
  • bambu;
  • conchas;
  • palha de milho e de bananeira;
  • areia colorida;
  • vime;
  • casca de coco;
  • barro.

Importância do artesanato na economia

O artesanato é uma das atividades econômicas mais importantes do estado, além da principal fonte de renda para os artesãos. Por isso, comprar um item do tipo é mais que valorizar o trabalho do artista: é incentivar a cultura local e movimentar a economia da região. Sem falar que os trabalhos são lindos para usar na decoração da casa ou presentear os amigos e familiares.

Lembre-se de que contribuir economicamente para um destino é uma forma de manter o turismo e as tradições locais. Isso permite que mais pessoas o conheçam e tenham a mesma experiência que você teve. Em outras palavras, é um tipo de retribuição que impacta a vida de muitas famílias e transforma a realidade econômica daquele lugar.

Tipos de trabalhos artesanais da região

No Nordeste, é muito comum encontrar peças em crochê, produtos em cerâmica e objetos em madeira. O Rio Grande do Norte também oferece esses itens, mas existem outros trabalhos que se diferenciam pela originalidade e destacam a cultura potiguar. Veja alguns exemplos a seguir. 

Arte esculpida da região do Seridó

Os artesãos do município de Seridó produzem lindas peças manuais feitas de madeira. Os trabalhos apresentam formas variadas, como jarras, panelas, figuras humanas e de animais. Esses produtos servem como objetos decorativos para qualquer ambiente.

Bordados de Timbaúba dos Batistas

Na região de Timbaúba dos Batistas, os artesãos produzem cortinas, toalhas, redes, fronhas, roupas, colchas e panos de pratos. Tudo isso é confeccionado com lindos bordados, reconhecidos internacionalmente por sua qualidade e beleza.

Garrafas de areia colorida de Tibau

Outro tipo de artesanato que recebe grandes elogios dos turistas são as garrafas de areia colorida. Trata-se de uma verdadeira pintura utilizando pequenos grãos dentro do recipiente. São formadas paisagens, nomes, datas e símbolos. Há opções prontas, mas você também pode encomendá-las.

Essas variedades de areias são encontradas na praia de Tibau, na cidade de Mossoró, litoral norte do estado. O objeto serve tanto para lembrança quanto para decoração.

Rendas de Bilros e Renascença

Rendas de Renascença e Bilros também compõem as variedades de artesanatos do estado. Entre os produtos fabricados por essas rendas estão cortinas, toalhas de mesa, panos de prato e roupas em geral. Ou seja, se você quer fazer um enxoval ou escolher peças de decoração, este é o local certo.

Cerâmica de São Gonçalo do Amarante

Em São Gonçalo do Amarante, a confecção do artesanato fica por conta dos artigos feitos com sisal, pedras, argila e palha, com diferentes modelos e cores. Os itens em argila ganham maior destaque devido ao fato da matéria-prima ser encontrada facilmente no local. São peças únicas!

Locais de compra

Como você já viu, o artesanato do Rio Grande do Norte está disponível em todo o estado. Mesmo quem não tiver tempo para visitar as cidades mencionadas no tópico anterior, pode encontrar as peças na capital Natal. Entre os principais locais onde é possível comprá-las, estão:

  • feira de artesanato Ponta Negra;
  • shopping do artesanato potiguar;
  • casa de incentivo ao artesão;
  • centro de turismo de Natal;
  • centro de artesanato da praia dos artistas.

Viu só como opções não faltam? E não pense que é preciso reservar um dia apenas para conferir os artesanatos, pois, a maioria desses lugares reúne outros atrativos turísticos. Veja a seguir.

Turismo artístico

Que tal passar a tarde apreciando artesanato, comprando presentes e, depois, contemplando o pôr do sol em uma das vistas mais bonitas da cidade? Você pode fazer isso em um único lugar: o Centro de Turismo de Natal.

Se animar, recarregue as energias com os pratos típicos do restaurante local e divirta-se ao som de muito forró na tradicional festa “Forró com turista”. Um programa completo.

Outra opção de unir o turismo com a arte é realizar um passeio pela Praia de Ponta Negra. Pela manhã, você pode se refrescar nas águas temperadas do mar. De tarde, caminhar pela praia apreciando o Morro do Careca e, à noite, conferir a Feira do Artesanato de Ponta Negra, com várias lojinhas na orla. Se quiser algo mais animado, conheça os bares e pubs do bairro. Um dia com várias atividades.

Use o turismo artístico a seu favor. Além de conhecer e adquirir peças artesanais, desfrute de atividades relacionadas disponíveis no mesmo espaço, como saborear a culinária local e admirar a paisagem ao redor. Use o chapéu de palha na praia ou nos parques de Natal, as peças de vestuário com bordados para visitar os pontos turísticos e as toalhas com renda para se enxugar da piscina.

Dessa forma, você ganha familiaridade com o lugar, movimenta a economia e valoriza o trabalho dos artistas — fotografias nas redes sociais, inclusive, são bem-vindas. Para completar, decore a sua casa e presenteie quem você gosta com as peças compradas. Dica: itens de madeira, cerâmica e crochê sempre fazem sucesso!

Gostou de conhecer as diferentes formas de artesanato do Rio Grande do Norte? Que tal usar esse tema para transformar a sua viagem? Mesmo que já conheça o destino, tente redescobri-lo por meio das dicas do post. A variedade de produtos, o talento dos artistas e a capacidade dos nativos em conquistar o gosto dos visitantes é espetacular! Você se impressionará com tanta beleza artística e com a receptividade local — e as compras ficarão como lembranças dessa experiência.

Quer conhecer mais sobre o turismo no estado? Então, curta agora mesmo a nossa fanpage e fique por dentro de tudo!

Coral Plaza Apart Hotel

Rua Francisco Gurgel, 9005 – Ponta Negra – Natal – RN – 59090-050

+55 (84) 3642-7400

+55 (84) 99950-9014